Ilè Asé Òmò ti Èsù ati Oyá
Èsù ati Oyá
Página Inicial
Atualizações
História
Ancestrais
Orunmila
Òrìsàs

Nosso Ilè Asé
Dicionário Yoruba-Português
Especiais
Matérias
Fale Conosco
Livro de Visitas
Links

 

Sejam Bem Vindo à  Nossa Home Page

CANDOMBLÉ NAÇÃO KETU - CNK

A IMPORTÂNCIA DOS MITOS NO CANDOMBLÉ

O culto dos orisás remonta de muitos séculos, talvez sendo um dos mais antigos cultos religiosos de toda história da humanidade.

O objetivo principal deste culto é o equilíbrio entre o ser humano e a divindade aí chamada de orisá.

A religião de orisá tem por base ensinamentos que são passados de geração a geração de forma oral.

Basicamente este culto está assim organizado:


1o Olorun - Senhor Supremo ou Deus Todo Poderoso ( Senhor do Orun)
2o Olodumare – Senhor do Destino
3o Orunmilá – Divindade da Sabedoria (Senhor do Oráculo de Ifá e dos destinos)
4o Orisá – Divindade de Comunicação entre Olodumare e os homens, também chamado de elegun, onde a palavra elegun quer dizer "aquele que pode ser possuído pelo Orisá"
5o Egungun – Espíritos dos Ancestrais

Os mitos(itan) são muito importantes no culto dos orisás, pois é através deles que encontramos explicações plausíveis para determinados ritos.

Sem estas estórias, lendas ou ìtan seria difícil ter respostas a sérios enigmas, como o envolvimento entre a vida do ser humano e do próprio orixá.
 

Como Bàbálóòrìsà do "Ilè Asé Òmò ti Èsù ati Oyá", Bàbálóòrìsà Barádolòjú, tentarei transmitir o que me foi passado dentro da tradição oral pelos nossos ancestrais, com uma visão mais esotérica de uma religião que nasceu na África, e floresceu no Brasil.

Até a chegada do europeu na África, as sociedades negras contavam apenas com a palavra e a memória como técnica de transmissão da sua história e costumes. Processo esse que se tornava muito complexo pois a influência da interpretação pessoal era acrescentada por cada um dos diversos grupos que se espalhavam em várias aldeias. Como os poetas gregos, poetas-cantores-historiadores africanos recitavam lendas e estórias que definiam seu instrumento básico para o desenvolvimento político, econômico, jurídico, artístico e educacional de suas gerações.

No nosso site, pretendemos trazer ao conhecimento o que restou dessas mesmas tradições, de maneira que fiquem registradas e sobrevivam ao tempo.

Tenha uma otima leitura!!!

Bàbálóòrìsà Barádolòjú.

Campinas - SP - Brasil - 1989

Web Designer by Jorge T'Èsù

Copyright © 1989-2006 - Ilè Asé Òmò ti Èsù ati Oyá. Todos os direitos reservados.